Stieg Larson #Vida do Autor

Conheça o mais novo quadro do blog!

Olá, hoje (20/10/2012) começarei um projeto, para informar leitores(as) sobre a vida, as obras, seus ideias e conceitos de ESCRITORES. Isso mesmo, vamos fazer um especial escritores.

Dentre tantos personalidades do mundo literário, desde os tempos antigos, eu irei falar de um não muito antigo, nem muito atual, dos anos 2000.


#Stieg Larsson

Dentre tantos outros escritores ótimos,  bons e com maior prestigio como Machado de Assis, William Shakespeare e etc, porque você vai falar dele?

Além de eu amar os livros dele, Stieg Larsson foi um dos jornalista e ativistas sueco mais influente de seu país e do mundo. Fez parte da agência de notícias TT (Famosa na Suécia). Fundou a revista Expo e a frente dela denunciou organizações neofascistas e racistas. Além dos grandes sucessos conhecido pelo público (Trilogia Millennium) é escritor juntamente com a escritora e também jornalista Anna-Lena Lodenius do livro Extremhögern, onde fala sobre a extrema direita em seu país.

VIDA 

Karl Stig-Erland Larsson nasceu no dia 15 de agosto de 1954 em Skelleftehamn, uma localidade sueca situada na província histórica de Västerbotten.

AMEAÇAS

Por ser um autor que denunciava crimes contra os direitos humanos, recebeu diversas ameaças de morte

INFLUÊNCIAS

Sara Paretsky, Agatha Christie, Val McDermid, Dorothy Sayers, Elizabeth George e Enid Blyton.

OBRAS


1990: Extremhögern (co-autor)

Trilogia Millennium


MORTE

Larsson morreu no dia 9 de novembro de 2004, em Estocolmo, com 50 anos, vitima de um ataque cardiaco após subir sete lances de escadas na revista Expo, tudo por causa do elevador quebrado. Havia rumores, de que a sua morte teria sido induzido, por causa das ameaças que ele ja vinha recebendo, mas esses rumores logo foram desmentidos. Seu enterro aconteceu no cemitério/igreja Högalid no bairro de Södermalm em Estocolmo.

HERANÇA

Em maio de 2008 foi descoberto um testamento, feito em 1977 por Larsson, onde declarou a vontade de deixar todos os seus bens ao Partido Socialista. Como o testamento foi feito sem testemunhas, não era válida segundo a lei sueca, resultando assim que todos os de bens de Larsson, incluindo o dinheiro futuro da vendas de seus livros, foi para seu pai e seu irmão.

Houve a maior briga pra decidir com quem os bens e o dinheiro recebidos por seus livros – que renderam uma fortuna estimada em US$ 15 milhões – ficariam, pois juntamente com seu pai e seu irmão, a esposa Eva Gabrielsson queria receber os bens. Apesar de ter sido casada com Larsson por 32 anos, Eva foi excluída da lista de beneficiados, por não ser oficialmente casada com o autor. O que acarretou em uma briga judicial que ocorre até hoje.


Quase sete anos apos a morte de Larsson, Eva Gabrielsson lançou o livro There are things i want you to know about Stieg Larsson and me (Há coisas que eu quero que vocês saibam sobre Stieg Larsson e eu) onde fala mais sobre a vida do marido. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...