Resenha: Wake - Despertar (Lisa McMann)

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...

Há uma semana atras fui a uma livraria da cidade em que moro, a procura de livros. Lembro-me que havia acabado de sair do meu emprego e o tempo que havia para procurar um livro bom era curto. Cheguei na livraria com uma pequena lista, comecei a busca pelos preços e eis que decido levar dois A Culpa é Das Estrelas e Estilhaça-me. Enquanto a vendedora afoita para vender (e ir embora - já se aproximava das 18:00) foi buscar Estilhaça-me no estoque da loja, eu fiquei andando, de um lado para o outro, e como que num passe de mágica vejo PROMOÇÃO: Wake - Despertar... e foi ai que troquei Estilhaça-me por esse maravilhoso livro, que eu já ouvirá falar. 

 É SOBRE O QUE? 
Conta a história de Janie Hannagan, uma garota aparentemente comum, que vive com sua mãe alcoólatra e que não da a minima para ela. O pai dela esta morto (não explicado ainda) e ela tem de aprender a lidar com a vida sozinha, e com a ajuda de sua melhor amiga e vizinha Carrie. Janie, porém possui um dom, um poder, algo que nem ela sabe ao certo o que é. A proeza de entrar nos sonhos das outras pessoas. Mas ela não entra voluntariamente... as vezes, mas pelo contrário, ela é sugada para os sonhos ou pesadelos das pessoas, sem ao menos querer. 

Janie com seus 17 anos está no seu ultimo ano do colegial, quando nota a presença de um aluno um tanto quanto estranho (só se mete em confusões, anda com pessoas mais estranhas ainda e não tem um bom 'currículo' vamos assim dizer), Cabel Strumheller. Ela em um dia comum na biblioteca, entra inesperadamente no sonho dele, e ai vê coisas terríveis, que logo se transformam, e já muda para um sonho, onde ela vê uma outra Janie sendo beijada por Cabel. Ele gosta dela. Ele é um mistério. Ela também gosta dele (?)

A vida dos dois aos poucos vão unindo-se e Janie que não pensa em outra coisa, a não ser trabalhar no asilo em que é uma mera estagiaria, cumprindo horas além do que deveria, tudo para conseguir juntar uma boa grana para estudar numa faculdade, caso não consiga uma bolsa de estudos, está cada vez mais intrigada com o seu dom e descobre coisas inimagináveis sobre si mesma e sobre Cabel.

Até que um dia ela entra em um sonho, onde tudo muda. 

 EU GOSTEI... 
A Escrita de Lisa Mcmann, narrando a história em terceira pessoa, é de simples compreensão, um livro com letras relativamente grande, espaçosas e com muitos diálogos, o que facilita a leitura. O livro tem outro detalhe interessante: nas trocas de 'cenas' há a marcação da data e da hora, o que nos faz imaginar e concretizar uma imagem em nossa mente ainda mais precisa.  Sem contar no toque de mistério, que tem do começo ao fim, me deixando afoito para comprar sua sequência Fade - Desvanecer.


 EU NÃO CURTI... 
Wake - Despertar, possui uma linguagem de fácil compreensão, mas as vezes, os textos tornam-se questionáveis, pois você fica com uma dúvida se aquilo que está escrito é um dialogo, uma narração ou um pensamento (sim, confundi mesmo). Mas eu prefiro atribuir esse erro, a quem fez a revisão e respectivamente a editora Novo Século, pois são eles os responsáveis pela tradução do livro aqui no Brasil. 

Achei muitas semelhanças com outros best-sellers da atualidade, como a série Hush Hush (a presença de um garoto enigmático Path/Cabel, que ao mesmo tempo em que te deixa cativado, nos dá aquela incerteza se ele é o mocinho ou o vilão) e com Cinquenta Tons de Cinza, quem diria (momentos em que tentamos desvendar os mistério de Sr. Grey/Cabel, que possuiu um passado terrível, cheio de cicatrizes de violências vividas e que ambos, querem esquecer)

 VOCÊ PODERÁ GOSTAR SE... 
O livro termina com um saldo super positivo, recomendo a todos os que gostam de mistérios, ficção e literatura infantojuvenil. Deixando um pouco nossas crenças de lado, aqueles que gostam ou acreditam em vida pós a morte ou essas coisas espiritas, também irão gostar. Mas o livro é basicamente MISTÉRIO!

Wake - Despertar (2010)
Lisa McMann
Editora Novo Século
210 páginas
Vale 4 sonhos roubados

4 comentários:

  1. Parece interessante, procurarei comprar em breve,não tão em breve assim pois tenho livros em prioridade na minha "listinha".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, compre assim que possivel, se arrepender-se, de o livro a um amigo :)

      Excluir
  2. Wake, Fade e Gone estão na minha lista de leitura há algum tempo, entretanto, como sempre, não tenho tempo ou dinheiro - e nunca os encontro na livraria, o que dificulta. Ainda não li Hush Hush e, Deus que me livro, 50 Tons de Cinza (até porque sou *muito* menor de idade, então...), apesar de eu saber o contexto histórico do Sr. Grey.
    Ótima resenha.
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelo elogio.
      Como disse, há partes que nos lembram tais livros, mas nada de eroticismo, apenas com a história do personagem. Tenho certeza que você ira gostar!
      Abraços!

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...