Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins


TÍTULO: Em Chamas
AUTORA: SUZANNE COLLINS
ISBN: 978-85-7980-064-1
EDITORA: ROCCO
ANO DE LANÇAMENTO: 2011 
PÁGINAS: 416
Sinopse: Depois do improvável e inusitado resultado dos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Olá pessoas. Quanto tempo que eu não faço uma resenha né? Só deixando para os novos colunistas, rsrs. Confesso que tenho uma mania na hora de fazer uma resenha: Tenho que estar com os livros em mão! E eu estava louco pra fazer a resenha desse livro, porém eu o peguei emprestado para ler. Já viu né! Mesmo assim vou tentar fazer. Se ficar ruim, é culpa do livro que não está aqui comigo.

Essa resenha é sobre o segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes. Se você ainda não leu o primeiro livro, recomendo que leia, ou achara que estou dando spoilers. (Se você não leu nenhum dos dois livros, leia a resenha que eu fiz do livro Jogos Vorazes, aqui).

No começo do livro, estava achando muito parado, sem nenhuma coisa demais, e não achava que isso iria mudar. Eu simplesmente pensei: Collins fez o seu melhor em Jogos Vorazes. Mas não. 

Começa exatamente onde o livro anterior terminou. Após Katniss descobrir que os jogos ainda não tinham terminado, isso significava: sua segurança ainda estava em perigo. De nada adiantou ela ter passado sede e fome, de nada adiantou ela ter de matar, de nada adiantou... para ela. A Capital estava enfurecida com ela, por ter feito eles de “bobos”. A capital queria dar um troco, não poderia deixar barato o que ela e Peeta fizeram.

Ela só tinha uma solução: Provar para toda a Panem que ela não quis provocar a Capital, e esse também era seu objetivo, ou então iria sofrer as consequências. E sua chance de cumpri-la era sua turnê da vitória. A equipe do Distrito 12 cumpre a agenda dos vitoriosos, visitando todos os outros 11 distrito, além do seu, sempre acompanhado e vigiado. Mas parece que tudo o que eles faziam e diziam só era um motivo a mais para a capital odiá-los, e os outros distritos amarem, a ponto de Katniss ser considerada o símbolo da rebelião.  Sim, rebelião.

O Massacre Quaternário está chegando, e todos estão apreensivos e curiosos para saber o que será dessa vez. Até mesmo Katniss e Peeta. E o presidente Snow conseguiu surpreende-los. 

Sem duvida, sem nem ainda ter lido A Esperança, esse é o melhor livro da trilogia! Ele foi mais intenso que o primeiro livro, Katniss não perdeu o seu jeito encantadora natural de ser, e Peeta continua ainda mais apaixonante. Até mesmo os personagens que sãos secundários, como Haymitch cresceram e muito neste volume, mostrando a capacidade e a qualidade que a autora tem. 

Estou ansioso para terminar a trilogia. Ela sem duvida está nos meus favoritos. E é lógico que eu RECOMENDO a todos, de todas as idades! [Estou ansioso também pela adaptação cinematográfica, que pretende ser lançada ainda este ano]

“Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...