Resenha: Livro Jogos Vorazes


TÍTULO: Jogos vorazes
Autora: suzanne collins
ISBN: 9788579800245
EDITORA: Rocco
ANO DE LANÇAMENTO: 2010 
PÁGINAS: 400

siNopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?































     Apesar de ser um livro mundialmente famoso e lido, eu só tive a oportunidade de ler essa semana. Não me surpreendi muito, pois já tinha visto várias resenhas deles em blogs e a maioria com Spoilers do próprio final. Prometo não dar muitos, e os que irei dar, duvido que você já não saiba (a não ser que você não tenha nem lido a 'sinopse').

     A partir do dia em que terminei de ler Jogos Vorazes ele entrou nos meus favoritos. Eu fiquei encantando com a minha rapidez para ler um livro de 400 paginas em dois dias e mesmo depois de acabar a leitura, a história ficou viva em minha cabeça.

     O livro se passa num futuro pós-apocalítico, onde a grande potencia mundial, Estados Unidos não existe mais. Em seu lugar, existe uma nação chamada Panem, governada por uma rígida e livre Capital. Existem em volta 12 distritos, que vivem de forma subumana se não mesmo escrava [da Capital]. A Capital governa dessa forma rígida por conta das rebeliões que um dia os distritos causaram, para tentarem assumir o controle, e para mostrar sua força, ela realiza anualmente um reality show chamado Jogos Vorazes. Os jogos acontecem com dois participantes de cada distrito, menos a Capital, lógico, somando assim 24 participantes, que serão vigiados e assistidos por toda a Panem, matando, até sobrar um único vencedor.
Enquanto que na capital o povo assiste por puro prazer, nos distritos assistem porque são obrigados.

     E é nesse contexto que vive a jovem do distrito 12 (o mais pobre), Katniss Everdeen. Ela sempre esteve acostumada a viver com desafios, pois após a morte de seu pai, foi forçada a assumir a responsabilidade de cuidar da família e isso inclui alimenta-la. Sua mãe não podia ajudar, pois se encontrava em uma crise, em depressão.  Mesmo assim, quando sua única irmã, Prim, é sorteada para participar dos Jogos Vorazes, ela se voluntaria em seu lugar e nada poderia prepara-la para o que estava por vir.

    Não é atoa que grandes escritores do gênero, como Stephenie Meyer e Rick Riordan  já falaram e elogiaram muito a trilogia.

     É um livro fenomenal, que quando você começa a ler, não quer mais parar. A história criada por Suzanne Collins é tão arrebatadora e surpreendente que o leitor se vê obrigado a não querer abandona-lo, e quando isso acontece você fica com a sensação de "quero mais".

     Engana-se quem acha que o livro Jogos Vorazes não é violento, afinal, são crianças sendo forçadas a lutar e matar uma as outras. Porém a autora soube dosar, na medida certa essas cenas. É logico, não falta um sangue, um corte no pescoço, mas isso só mostra que a autora não tentou censurar ou eufemizar a história.

     Contudo, além da ação, existe a trama. A emoção também se faz presente igualmente. Não podemos esquecer-nos do romance. Romance? Sim. Tem espaço para romance em uma luta sangrenta até a morte.

     Então está é minha resenha do livro, a minha nota e encontra em baixo da capa (cinco estrelas pra quem não viu). E uma recomendação: vá logo comprar essa trilogia, que garanto que não vai se arrepender.

"Que a sorte esteja com você." - Jogos Vorazes.

8 comentários:

  1. Simplesmente gostei da saga do inicio ao fim, achei que de livro em livro a história foi amadurecendo, se tornando menos juvenil.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos motivos que fizeram essa saga uma das melhores, ela amadureceu junto com os leitores. Não ficando se omitindo com algumas cenas... Porém, não posso falar muito, comecei a ler A Esperança hj rsrs

    ResponderExcluir
  3. E aí Leo

    Também gostei muito do livro, inclusive acabei me tornando um tributo haha

    Suzanne Collins me conquistou de uma maneira surpreendente.

    Meu favorito é o 2º livro, você vai adorar.

    Muito boa sua resenha

    Abraços e até a próxima

    Douglas Ricardo - Lendo & Relendo

    ResponderExcluir
  4. Eai Douglas, acho que também já sou um tributo. rsrs.. Já estou no 3º Livro e por enquanto também estou achando o 2º melhor.

    Fico feliz que tenha gostado, Abraços e até +

    ResponderExcluir
  5. Eai Douglas, acho que também já sou um tributo. rsrs.. Já estou no 3º Livro e por enquanto também estou achando o 2º melhor.

    Fico feliz que tenha gostado, Abraços e até +

    ResponderExcluir
  6. \o/ que resposta rápida =P
    O 3º é meio decepcionante, mas sem spoiler pra você =X
    Abs

    ResponderExcluir
  7. kkkkkk SEM SPOILERS PLIS! Meus amigos que já leram disseram que é muito monótono, calmo, diferente dos ritmos eletrizante dos outros dois primeiros :D

    Tenho responder o mais rápido :P

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que sou a unica pessoa da face da terra que ainda não leu esse livro. A sua resenha ficou muito boa Leo, vou ver se coloco esse livro na minha lista.

    Bjokass

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...